Santanense quase se emancipou de Itaúna?
Você sabia que Santanense, hoje bairro de Itaúna, esteve no centro de uma tentativa de emancipação que mobilizou lideranças comunitárias, dividiu opiniões e chegou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais?
Em 1963, a possibilidade de Santanense se tornar um município independente deixou de ser apenas uma aspiração local e passou a integrar uma intensa disputa política e administrativa. De um lado, havia defensores da emancipação, que argumentavam que a localidade possuía prosperidade econômica e condições para administrar o próprio território. Do outro, estavam aqueles que consideravam a separação prejudicial a Itaúna, tanto pela perda territorial quanto pelos vínculos históricos e econômicos entre os dois núcleos urbanos.
A história desse movimento foi registrada por Miguel Augusto Gonçalves de Souza em sua obra Capítulos da história itaunense, publicada em 2001, e também aparece nas páginas do antigo jornal Folha do Oeste. A documentação permite acompanhar os argumentos, as mobilizações e os impasses que impediram a criação do novo município.
Mas essa história envolve também uma curiosidade sobre a própria identidade dos habitantes da região: o nome Santanense remete a um passado em que os moradores de Itaúna eram conhecidos por outro gentílico, associado ao antigo nome do município, Santana do Rio São João Acima.
É um episódio que merece ser revisitado. Afinal, por trás de uma disputa territorial havia diferentes ideias sobre progresso, pertencimento, autonomia e o futuro de uma cidade.
No início da década de 1960, Santanense era uma localidade de expressiva importância industrial, ligada sobretudo à Companhia de Tecidos Santanense. O desenvolvimento econômico, a presença de trabalhadores e a existência de uma vida comunitária própria alimentavam a defesa de maior autonomia administrativa.
A proposta de emancipação ganhou força em 1963. Seu objetivo era transformar o bairro em município, incorporando também a localidade de Garcias e estabelecendo novas divisas territoriais que alcançariam áreas próximas ao antigo hospital de Itaúna.
A iniciativa provocou reação imediata. A possibilidade de desmembrar uma parte da área urbana foi compreendida por seus opositores como uma ameaça à integridade territorial do município. O debate deixou de ser uma questão exclusivamente administrativa e passou a envolver o destino econômico e político de Itaúna.
O que estava em jogo, portanto, não era apenas a mudança de uma linha no mapa. Discutia-se se Santanense deveria continuar integrada a Itaúna ou adquirir governo municipal próprio.
A denominação Santanense guarda uma memória que antecede o episódio de 1963. Quando o município era conhecido como Santana do Rio São João Acima, seus habitantes eram identificados pelo gentílico santanense.
Com as transformações administrativas e a consolidação do nome Itaúna, essa antiga identificação permaneceu associada à localidade que se desenvolveu em torno da atividade industrial e que, posteriormente, passou a integrar a divisão urbana da cidade como bairro.
Esse vínculo histórico ajuda a compreender a singularidade do movimento emancipacionista. O nome Santanense não representava somente uma referência geográfica: também evocava uma identidade comunitária própria, construída ao longo do tempo.
Os defensores da separação procuravam afirmar a autonomia da localidade e sua capacidade de constituir uma administração independente. Seus opositores, por sua vez, ressaltavam que o passado comum, as relações econômicas e a formação histórica da região aproximavam Santanense de Itaúna.
A disputa revela, assim, duas maneiras de interpretar a identidade local: como fundamento para reivindicar autonomia ou como razão para preservar a unidade territorial.
Os partidários da emancipação sustentavam que Santanense reunia condições econômicas e sociais para se tornar município. A atividade industrial, a infraestrutura existente e o desenvolvimento da localidade eram apresentados como sinais de prosperidade e capacidade administrativa.
Em seus pronunciamentos, os defensores da proposta afirmavam que o movimento tinha apoio popular. Chegaram a mencionar centenas de assinaturas favoráveis à emancipação e convidaram parlamentares estaduais a conhecer pessoalmente a localidade.
A distância entre as estações ferroviárias de Itaúna e Santanense, estimada em quatro quilômetros, também foi utilizada como argumento para destacar a separação física entre os dois núcleos. A pavimentação de vias, a praça principal e as instalações da indústria têxtil ajudavam a compor a imagem de uma comunidade próspera.
Os defensores não apresentavam a emancipação como uma ação contra Itaúna, mas como uma reivindicação legítima de governo próprio, baseada nas condições locais.
Entretanto, há uma questão importante para a leitura histórica: as afirmações de apoio popular e de capacidade econômica aparecem nos argumentos dos próprios envolvidos no movimento. Para determinar com precisão a extensão desse apoio, seria necessário confrontar essas declarações com documentação eleitoral, listas de adesões e outros registros independentes.
A proposta encontrou forte resistência em Itaúna. Entre os argumentos contrários estavam a insuficiência dos requisitos legais, a possibilidade de prejuízos econômicos e o rompimento de vínculos históricos entre a cidade e a localidade industrial.
O jornal Folha do Oeste assumiu posição ativa contra o projeto, publicando críticas e mobilizando a opinião pública. Seus textos apresentavam a separação como uma divisão prejudicial ao município e defendiam a união das lideranças e dos partidos políticos para impedir a emancipação.
Um dos argumentos recorrentes era o de que Itaúna e Santanense formavam partes complementares de uma mesma realidade econômica. A atividade industrial da localidade contribuía para projetar o nome do município, gerar empregos e movimentar a economia regional.
A imprensa tornou-se, assim, um dos principais palcos da disputa. As páginas do jornal registram não apenas os argumentos dos opositores, mas também o clima de tensão que envolveu as lideranças políticas e comunitárias.
A documentação, porém, precisa ser lida criticamente. O jornal não atuava como observador neutro: participava da campanha contra a emancipação. Seus editoriais e entrevistas são fontes valiosas para compreender a mobilização contrária, mas não devem ser confundidos com uma representação imparcial da opinião de toda a população.
A tentativa de emancipação encontrou um obstáculo decisivo na legislação estadual.
O parecer da Comissão de Estudos da Divisão Administrativa e Judiciária do Estado, a CEDAJE, analisou os requisitos então exigidos para a criação de municípios. Entre eles estavam uma população mínima de dez mil habitantes, renda anual mínima de cem mil cruzeiros e determinadas condições de infraestrutura.
Segundo o parecer reproduzido na documentação, Santanense contava oficialmente com 2.912 habitantes. A comissão considerou atendidas as exigências relativas à infraestrutura, mas entendeu que os demais requisitos não haviam sido satisfeitos. A condição administrativa da localidade — classificada como bairro, e não como distrito — também dificultava o enquadramento da proposta.
O parecer foi datado de 12 de junho de 1963 e aprovado por unanimidade pelo plenário da CEDAJE em 14 de junho daquele ano. A comissão concluiu pelo não atendimento do pedido de emancipação.
A questão, contudo, não desapareceu imediatamente. O projeto continuou a provocar debates na Assembleia Legislativa, recebeu emendas e alimentou novas articulações políticas. A controvérsia se prolongou pelos anos de 1964 e 1965, até que as mudanças no quadro político e administrativo estadual contribuíram para encerrar a disputa.
Santanense não se tornou município independente. A tentativa, entretanto, deixou registros documentais que permitem compreender como se articulavam interesses econômicos, exigências legais e disputas territoriais na Minas Gerais daquele período.
Uma História que exige mais de uma perspectiva
Ao narrar o episódio, Miguel Augusto Gonçalves de Souza apresenta uma interpretação claramente favorável à preservação da integridade territorial de Itaúna. Em sua obra, a tentativa de emancipação é examinada como um movimento que poderia prejudicar o futuro econômico e político do município.
Essa perspectiva é importante para compreender o pensamento de uma das vozes que registraram o conflito, mas não encerra a discussão histórica. Os documentos reunidos também preservam as justificativas daqueles que defendiam a autonomia de Santanense, incluindo a alegação de que a localidade possuía identidade própria, prosperidade e apoio popular.
As versões eram divergentes até mesmo na avaliação da vontade dos moradores. Enquanto os emancipacionistas apresentavam listas de adesões e reivindicavam legitimidade popular, os opositores afirmavam que a maioria da população não desejava a separação. Sem uma apuração independente e abrangente, não é adequado transformar qualquer uma dessas alegações em certeza absoluta.
A importância do episódio está justamente nessa complexidade. A história local não é construída apenas pelos projetos vitoriosos, mas também pelas propostas rejeitadas, pelos conflitos de interesses e pelas alternativas que chegaram a ser consideradas e depois abandonadas.
Santanense permaneceu como parte de Itaúna, mas a tentativa de emancipação revela que essa integração não esteve livre de questionamentos. A disputa de 1963 mostra como território, economia, identidade e política podem se entrelaçar em torno de uma mesma questão: quem deve governar uma comunidade e em que condições ela pode constituir um município?
A tentativa de emancipação de Santanense é uma página significativa da história de Itaúna, porque permite observar as tensões existentes entre autonomia local e integridade territorial. Também recorda que o desenvolvimento econômico de uma comunidade pode alimentar projetos políticos distintos, sem que exista necessariamente consenso sobre o caminho a seguir.
Mais de seis décadas depois, permanece a curiosidade histórica: como seria Itaúna se Santanense e Garcias tivessem seguido um caminho administrativo separado?
A história não oferece uma resposta definitiva a essa hipótese. Oferece, porém, documentos, argumentos e testemunhos que ajudam a compreender por que essa possibilidade foi defendida, por que encontrou resistência e por que acabou não se concretizando.
Conhecer esse episódio é também reconhecer que a história de um município é feita tanto de transformações realizadas quanto de futuros que, embora seriamente considerados, nunca chegaram a existir.
REFERÊNCIAS
SOUZA, Miguel Augusto de. Capítulos da história itaunense. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2001. p. 398–411, 420–421, 440–441.
ITAÚNA DÉCADAS. Emancipação Santanense. Publicação de 13 de junho de 2022, com transcrições e registros sobre o movimento emancipacionista. Disponível em: https://www.itaunadecadas.com.br/2022/06/emancipacao-santanense.html.
ITAÚNA DÉCADAS. Emancipação Santanense — Parte I. Registro de matéria publicada no jornal Folha do Oeste, 25 maio 1963, n. 442, p. 1. Disponível em: https://itaunaemdecadas.blogspot.com/2012/12/emancipacao-de-santanense_17.html.
ITAÚNA DÉCADAS. Emancipação Santanense — Parte II. Transcrição de matéria do jornal Folha do Oeste, 25 maio 1963, n. 442, p. 1. Disponível em: https://itaunaemdecadas.blogspot.com/2012/12/emancipacao-de-santanense-parte-2_26.html.
Nota sobre a imagem: imagem meramente ilustrativa, produzida com o auxílio de inteligência artificial, inspirada no episódio histórico da tentativa de emancipação de Santanense, em 1963. A composição possui caráter artístico e evocativo, não constituindo registro fotográfico autêntico dos acontecimentos, das pessoas ou dos cenários representados.
Charles Galvão de Aquino
Historiador — Registro Profissional nº 343/MG

O Portal Sertões de Minas utiliza cookies para coletar dados estatísticos e aprimorar a experiência de navegação. A continuidade da navegação no portal implica concordância com o uso de cookies, nos termos da Política de Privacidade e Cookies.